Portal do Governo Brasileiro
  • youtube
  • instagram
 
Página Principal / Notícias FNE / CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2024

CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2024

Banner CONAE 2024

Convocada CONAE Extraordinariamente!

Fórum Nacional de Educação (FNE) reconstruído irá organizar CONAE 2024

No dia 12 de setembro, o Decreto Lei 11.697/23 foi publicado, convocando de maneira extraordinária a Conferência Nacional de Educação (Conae), edição 2024, que acontecerá entre os dias 28 a 30 de janeiro de 2024, em Brasília – DF. O tema central da conferência é "Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável".

Essa convocação faz parte da agenda de reconstrução do Fórum Nacional de Educação, responsável pelo acompanhamento e implementação do Plano Nacional de Educação (PNE). Após a sua recomposição, conforme estabelecido na Portaria Ministerial 478 de 17/03/2023, a equipe do Ministério da Educação (MEC) concentrou seus esforços na recomposição do Fórum e na retomada das atividades.

A Conferência Nacional, programada para o início de 2024, será precedida pelas etapas municipais e estaduais. Seus resultados incluirão não apenas o diagnóstico da situação educacional, mas também as diretrizes, metas e estratégias para a próxima década. A Conae tem objetivos específicos, como avaliar a implementação do PNE vigente, subsidiar a elaboração do próximo PNE (decênio 2024-2034) e contribuir para a identificação dos desafios e necessidades educacionais. Além disso, a conferência produzirá referências que orientarão a formulação e implementação dos planos de educação estaduais, distrital e municipais, alinhados com o PNE (decênio 2024-2034), com o propósito de fortalecer a cooperação federativa em educação e o regime de colaboração entre os sistemas.

Após a realização das etapas em Pernambuco e Bahia, o estado de São Paulo também promoveu sua etapa local, consolidando o envolvimento de diversas regiões do país na preparação para a Conae de 2024. Em São Paulo, a reunião aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo e contou com a participação virtual do Professor Heleno Manoel Gomes de Araújo Filho, eleito coordenador do Fórum em 2023, que comunicou que o documento de referência será entregue em breve. “Que este lançamento em São Paulo estimule os outros estados a realizarem suas etapas”, concluiu.