Portal do Governo Brasileiro
Fale Conosco

(CNTE) Dilma convoca CONAE 2018 em solenidade com participação da CNTE

 

Matéria publicada pela "CNTE" em 09 de fevereiro de 2016 (Confira o link)

 

A diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) participou de cerimônia, nesta segunda-feira (9/5), no Palácio do Planalto, em Brasília, na qual a presidente Dilma Rousseff assinou o decreto de convocação da Conferência Nacional de Educação (CONAE), que será realizada em 2018.

Na ocasião, também foi assinada a proposta do Sistema Nacional de Educação (SNE) que agora será enviada ao Congresso Nacional. A instituição do SNE está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE). O SNE é o responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e estratégias do PNE.

"Essa convocação da CONAE 2018 é muito importante, pois sintetiza uma concepção de educação, construída democraticamente, com participação ampla e solidária, que é a síntese do projeto de educação, que está sendo colocado em prática desde 2003 e que a CNTE apoia, porque é o projeto defendido pelos trabalhadores em educação", ressaltou o presidente da CNTE, Roberto Leão.

A Conferência que terá em 2018 sua 3ª edição é organizada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE). De acordo com o Coordenador do FNE e Secretário de Assuntos Educacionais da CNTE, Heleno Araújo, "a CONAE marca um momento histórico da luta das entidades educacionais e que seguirá na perspectiva de um monitoramento, de uma avaliação e de um redimensionamento das políticas educacionais para o país, instituídas no PNE", disse.

A primeira edição da CONAE foi realizada em 2010, 2,5 mil participantes propuseram diretrizes e estratégias para a construção do PNE, que em dezembro daquele ano foi concluído e enviado ao Congresso Nacional. O Plano foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff em 2014.

O PNE estabelece 20 metas e 253 estratégias para a educação a serem cumpridas nos próximos dez anos (a contar a partir da sanção presidencial). Entre as diretrizes, estão a erradicação do analfabetismo, a valorização da carreira docente e o aumento de vagas no ensino superior, na educação técnica e na pós-graduação. Veja quais são as 20 metas do PNE.

A CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

Confira mais fotos do evento na página da CNTE no Facebook.

 


Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal