Portal do Governo Brasileiro
Fale Conosco
  • Início
  • FNE Notícias
  • Fórum Nacional de Educação define quantitativos de participantes da etapa nacional da Conae 2018

Fórum Nacional de Educação define quantitativos de participantes da etapa nacional da Conae 2018

Programação, calendário e perspectiva de data também foram apontados

 

O pleno do Fórum Nacional de Educação (FNE), organizador das Conferências Nacionais de Educação (Conae) deu mais alguns passos importantes na organização da terceira edição da Conae, a de 2018. O FNE determinou o quantitativo de participantes que integrarão a etapa Nacional da Conferência. A proposta é que 2,2 mil pessoas debatam os rumos da educação brasileira em Brasília, no primeiro semestre de 2018. A programação do evento nacional e o calendário de ações para a realização da Conferência também foram apontados.

O coordenador do FNE, Heleno Araújo, explica a redução do número de brasileiros e brasileiras que participaram da etapa Nacional, já que na última Conae, a de 2014, a proposta inicial era de 4,5 mil pessoas. "Nós do FNE defendemos um processo de avaliação diagnóstica dentro da educação básica e superior. Claro que isso é importante para todo o processo de construção de ações que envolvem muitas pessoas. Então, primeiro fizemos uma avaliação da Conae 2014, não só no âmbito do Fórum, mas também com delegados (relembre). Com base nesta avaliação, percebemos que o quantitativo dificultou o fechamento de posições mais fortes com relação a conteúdos. Também foi difícil garantir uma boa estrutura para assegurar uma boa participação".

Segundo Heleno, com base nestas avaliações, o Fórum decidiu redimensionar a estrutura de funcionamento da Conae 2018, como número de participantes e colóquios, por exemplo. "Pensamos em um espaço que pudesse comportar confortavelmente 2,2 mil pessoas em Brasília. Com isso melhoraremos a infraestrutura. A proposta é que as pessoas façam o debate nas Conferências Municipais e Estaduais/Distrital e quando chegarem a Nacional se dediquem ao conteúdo, sem perder tempo preocupadas com problemas de infraestrutura que atrapalham o espaço e debate de conteúdo".

 

Plenária Final da Conae 2014

Pela primeira vez a Conae foi convocada por meio de um Decreto Presidencial. É também a primeira Conferência que o Fórum organiza após estar instituído pela lei do Plano Nacional de Educação. O FNE já definiu o tema (LINK), os eixos temáticos da Conferência, a data de lançamento, apresentou um roteiro propositivo de construção do Documento-Referência. Ainda aprovou a programação da etapa nacional e o calendário para que a Conferência se concretize. Porém, a construção da terceira Conferência Nacional de Educação continua.

O coordenador do Fórum explica que o trabalho é árduo. "Precisamos cuidar de todos os detalhes para que ela de fato se concretize. O Fórum terá, agora, que se debruçar sobre o Regimento Interno da Conferência, nas normas regulamentares, em orientações para as demais etapas, bem como o Documento-Referência. Temos até o fim deste ano para que todos estes documentos fiquem prontos para servirem de orientação para a etapa municipal, que propomos que ocorra entre abril e junho do próximo ano".

O membro do Fórum, Binho Marques (SASE/MEC) ressalta que pela primeira vez a Conferência foi convocada por um Decreto Presidencial. "Isso é significativo. Quero parabenizar as entidades pela mobilização. Não foi um Decreto assinado de qualquer maneira. Foi um Decreto assinado em um momento histórico do nosso país, em uma mobilização forte".

Para a coordenadora do Fórum Estadual de Educação do Ceará, Rita de Cássia, a Conferência é um momento de grande alegria. "Uma Conferência Nacional de Educação é um espaço em que todos os entes têm a oportunidade de contribuir para a política educacional". Ela ainda registra e ressalta a importância dos atores que contribuem para este processo, "pais, estudantes, gestores, profissionais da educação de um modo geral". Para Rita, o processo de participação possibilita o crescimento da educação. "Quando contribuímos com a política nacional voltada para a educação que almejamos, contribuímos para que ela seja de qualidade efetiva para os nossos brasileirinhos e brasileirinhas".

 

Assessoria de Comunicação Social do Fórum Nacional de Educação

 


Assunto(s): 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal