Aberto credenciamento de imprensa para CONAE 2024

Tem início hoje, segunda-feira (15/01), o credenciamento para os profissionais de imprensa que irão cobrir a etapa nacional da Conferência Nacional de Educação (CONAE) edição 2024, que será realizada de 28 a 30 de janeiro, na Universidade de Brasília (UNB), em Brasília (DF).

A CONAE 2024 foi convocada em caráter extraordinário pela Presidência da República por meio do Decreto Presidencial nº 11.697/2023. A  Conferência tem como tema o “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. A cerimônia de abertura será no domingo (28/01), a partir das 19h, com presença do ministro da Educação, Camilo Santana e está prevista a participação do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A conferência é organizada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), com apoio do Ministério da Educacão, e conta com sete Eixos Temáticos que serão discutidos em mesas temáticas e colóquios nos dois primeiros dias.

O evento deverá reunir cerca de 2.500 pessoas para discutir, aprovar e deliberar propostas que deverão servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Educação 2024-2034.

As etapas preparatórias para a Conferência Nacional de Educação Extraordinária ocorreram desde setembro de 2023, com a organização de encontros regionais, conferências livres temáticas, etapas municipais, regionais, estaduais e do Distrito Federal.

“Esta edição extraordinária da CONAE 2024 é de fundamental importância para avaliar o atual Plano Nacional de Educação que termina em Junho de 2024 e indicar, de forma participativa, as políticas educacionais para os próximos dez anos. Educação pública se faz com participação popular!”, diz o Professor Heleno Araújo, Coordenador do Fórum Nacional de Educação.

A programação da etapa nacional terá uma abertura cultural, atividades autogestionadas, espaço para creche, espaço cultural, colóquios, entre outros.

 

Credenciamento de Imprensa

Para se credenciar é necessário preencher este formulário, indicando dados pessoais. Limitado até 3 profissionais por veículo. Lembramos aos profissionais de comunicação que estejam atentos aos procedimentos do cerimonial da Presidência da República quanto ao cadastramento.

O credenciamento para os veículos é para o restrito à abertura (28/01/2024, 19h). Não haverá acesso nos demais espaços e atividades da CONAE.